fbpx
Busca

UNIARP e Prefeitura assinam convênio para operacionalização do Horto Florestal

Publicação: 04/07/2018

A Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e a Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, assinaram convênio de cooperação para compartilhar a operacionalização do Horto Florestal do Município de Caçador.

O ato foi realizado dia 03 de julho no Centro Administrativo e Reitoria da UNIARP, com a participação do presidente da UNIARP Neoberto Balestrin, do reitor Anderson Antonio Mattos Martins, prefeito Saulo Sperotto e secretária de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Christiane Driessen.

A UNIARP vai desenvolver atividades e projetos de pesquisa com acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, entre outros. Também será reforçada a parceria no projeto Farmácia Verde, iniciado em 2013. O projeto da Farmácia Verde visa fomentar a produção de fitoterápicos através do curso de Farmácia. As plantas medicinais, em forma de chás, são fornecidas ao público através do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Secretaria de Saúde.

O prefeito Saulo Sperotto, enfatizou a importância da parceria. “A Prefeitura vai disponibilizar o espaço para que a Universidade desenvolva os projetos, voltados tanto para o meio acadêmico como para toda a comunidade. Certamente, todos sairão ganhando, tanto no conhecimento quanto nos resultados práticos”, completou.

O presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin, destacou a importância desta parceria com a Prefeitura. “A Universidade não pode estar alheia às necessidades e anseios da população, mas precisa estar inserida na comunidade, dando a sua contribuição. E, com esta parceria, temos a certeza de que estaremos fazendo isso”, salientou.

“São projetos que trarão benefícios para as áreas, trazendo a possibilidade de se fazer pesquisa, extensão e ensino. É um momento importante, porque poderemos resgatar um espaço público, beneficiando toda a sociedade”, finalizou o reitor da UNIARP, Anderson Martins.

Serão desenvolvidos diversos projetos com esta parceria, beneficiando principalmente os agricultores caçadorenses. “Queremos dar vida ao horto, porque aquele espaço está sendo subutilizado. Queremos levar os acadêmicos e agricultores para trabalharem juntos nos projetos e produzir melhorias”, acrescentou a secretária de Agricultura, Christiane Driessen.

 



VOLTAR

Quero Estudar